CONSULTAS...


Para lhe ajudar a identificar quais temas  você pode levar ao consultório de psicologia, coloco abaixo uma lista das possibilidades:

Ansiedade; Tristeza; Síndrome do Pânico; Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); Fobia Social; Fobia Específica (medo de dirigir, de elevador, avião); Transtorno Alimentar (obesidade, bulimia, anorexia) Depressão; Dificuldade no Relacionamento; Conflitos; Angústia; Estresse; Ciúmes; Compulsão; Crise; Culpa; Desatenção; Distimia; Medo; Traumas; Concentração; Memória; Insegurança; Impulsividade; Mania; Aprendizagem; Solidão; Carência Afetiva; etc. - Terapia individual(adolescentes, adultos); Terapia de Casal; Aconselhamento.

Tempo de cada consulta

45 a 50 minutos cada.
Os primeiros encontros são destinados à avaliação e diagnóstico. Conforme se desenvolve a psicoterapia iniciamos as intervenções aplicando as técnicas e estratégias da Terapia Cognitiva Comportamental. Estabelecemos metas terapêuticas e trabalhamos focados nestas metas. 
As metas podem ser: vencer uma depressão,  pânico, medo, fobia, aprender a não ser tímido, conseguir falar em publico, decidir entre algumas possibilidades de emprego ou relacionamento, lidar melhor com alguém importante para você, aprender a conquistar um relacionamento, conseguir se posicionar profissionalmente, ser menos preocupado e ansioso, etc.

Tempo total de psicoterapia

O tempo total de terapia depende tanto do tipo de problema que estaremos trabalhando, como também do quanto o paciente se dedica à terapia.

Lição de casa

Algumas vezes seu psicólogo lhe oferecerá uma tarefa para que a psicoterapia seja aplicada em seu dia a dia. Algumas vezes a tarefa será escrever alguma coisa, outras observar ou fazer algo de acordo com o que estivermos trabalhando na sessão. Não é obrigatória, mas é muito interessante que seja feita. A lição de casa tem o objetivo tanto de economizar tempo, pois avaliações e outros itens de levariam uma sessão inteira é feita em casa e assim aproveitamos melhor a sessão, como também tem o objetivo de auxiliar o paciente a consolidar os ganhos da terapia em sua vida, ou seja, implementar as mudanças que deseja.


O que é o contrato terapêutico?
O contrato terapêutico é um conjunto de regras que visam proteger o espaço de consulta (setting) nos seus mais diversos aspectos, tais como: direitos e deveres dos pacientes e do psicoterapeuta.

O que é o processo terapêutico?
O processo de psicoterapia é um compromisso entre duas pessoas ( terapeuta e paciente), que compreende a existência de algumas normas que focam os seguintes aspectos:
  • Confidencialidade
  • Cumprimento de horários
  • Pagamentos e faltas às sessões
  • Férias
  • Liberdade de desistência
  • Duração e frequência do tratamento
  • Horário das sessões
  • Telefonemas e contatos de urgência
Quando é feito o contrato?
O contrato terapêutico é estabelecido na primeira sessão, quer para o processo da psicoterapia, ou para outra modalidade (psicoterapia breve, consulta terapêutica etc), ficando acordado o número de sessões semanais (uma ou mais), a duração do tratamento no tempo, e as faltas às sessões.
*O paciente passa a ter responsabilidade com o seu horário, inclusive em pagar a hora em que não compareceu (sem aviso prévio de 12 horas).
*O horário e dia do atendimento da terapia serão combinados entre o terapeuta e o paciente e respeitado por ambos. Obs: Cuidado com atrasos, eles reduzem seu tempo de sessão.


*A presença, pontualidade, prioridade e persistência são essenciais para se alcançar bons resultados no tratamento.

CONVÊNIOS e PARCERIAS

Tenho somente convênios de desconto:

* Akiyama Soluções Tecnológicas 
* Assefacre - Assoc. dos Serv.da Secretaria da Fazenda Coordenação da Receita do Estado do Paraná 
* Associação Copel Curitiba 
* Cepe - Clube dos Empregados da Petrobrás 
* Clinipan (plano de desconto) 
* Justiça Federal 
* Sinam 
* Trane do Brasil 

Dificilmente convênios credenciam psicólogos, mas a partir de 7 de junho de 2010, o rol de procedimentos obrigatórios foi atualizado e a cobertura dos tratamentos seriados ampliada, graças à Resolução Normativa nº 211 da ANS a psicoterapia terá a cobertura ampliada de 12 para 40 sessões por ano. Portanto, você tem o direito de solicitar reembolso ao seu convênio de até 40 sessões por ano.