PNL e Aprendizagem


PNL e Aprendizagem

A Neurolinguística encara o aprendizado de duas formas:

1-o aprendizado pela cópia - a chamada Modelagem -
2-o aprendizado pela inovação - a chamada Ressignificação e Reestruturação/Reframing.

No primeiro tipo de Aprendizado, o indivíduo faz uma conexão com uma pessoa (que é chamada de "Modelo") ou uma descrição de pessoa, dotada de uma habilidade, comportamento ou estratégia de sucesso.

Esta conexão é chamada de "link neurológico" e, em essência, é um estado de focalização mental desencadeado pela atenção, interesse, motivação, envolvimento total. Neste estado é descrito que o indivíduo está "neurologicamente aberto ao aprendizado". É um estado chamado "pleno de recursos".
No segundo tipo de Aprendizagem, a pessoa faz uma síntese criativa e, utilizando descrições inusitadas advindas de outras áreas do conhecimento, refaz a percepção, modificando os filtros de percepção, as Crenças e Valores provenientes desta percepção. Um dos mecanismos que usa são as analogias e metáforas e o objetivo é que o significado da experiência seja modificado (Ressignificação) ou a estrutura ambiental ou contextual da experiência seja refeita ou, pelo menos, percebida de forma diferente (Reestruturação, reposicionamento ou reframing).


Geani Marina Hostins
Psicóloga
CRP 08/12319

R: Av. Anita Garibaldi, 1223 - Sala 06


Cabral - Ctba/Pr(41)3044-2424/9151-5539

E-mail: geani.prime@hotmail.com