Psicóloga Cognitivo-Comportamental


A Psicoterapia COGNITIVO-COMPORTAMENTAL foca-se na resolução dos problemas, fornecendo ao indivíduo uma explicação clara das suas dificuldades emocionais, prevenindo a recaída e problemas posteriores. No tratamento psicológico, o indivíduo é ensinado a identificar os pensamentos que originam as perturbações emocionais e a substituí-los por modos de pensar mais saudáveis. Ao longo deste processo, o indivíduo aprende técnicas de auto-ajuda que produzem o alívio rápido dos sintomas, a resolução de problemas de vida e a melhoria da auto-estima, bem como o aumento do auto-controle sobre os seus próprios problemas. A terapia cognitivo-comportamental envolve também a mudança de comportamentos que muitas vezes prejudicam o próprio indivíduo, como é o caso de problemas com a assertividade e com a intimidade relacional.
O tratamento de cada problema tem uma duração variável, dependendo do tipo e da gravidade do mesmo, adaptando o terapeuta o seu método de tratamento ao problema específico de cada indivíduo.Para além destes aspectos é importante realçar que a terapia segue todos os princípios éticos fundamentais, tais como o respeito pela confidencialidade e a aceitação do indíviduo enquanto pessoa com valor e com capacidades para ultrapassar os seus problemas.
A terapia cognitivo-comportamental possui tanto técnicas da terapia cognitiva como da terapia comportamental e quando usada junto com a medicação adequada, prescrita por um psiquiatra, tem se mostrado a técnica mais eficaz no tratamento de vários transtornos.